sexta-feira, 18 de julho de 2008

Maquiagem começa a deixar de ser tabu entre os homens


Quando caminham lado a lado, as palavras homem e maquiagem costumam fazer a maioria dos marmanjos torcer o nariz. Mas esse cenário está mudando e uma prova é a aposta, por parte de empresas de cosméticos dentro e fora do país, em produtos para esse público. A maioria começa a se aventurar entre cremes e bases em busca de disfarçar olheiras, espinhas ou pequenas imperfeições no rosto. O segredo da maquiagem masculina, ensina o maquiador e professor do Senac, Guilherme Camilo, é justamente ser invisível.

Veja fotos com o passo-a-passo

“É importante que você receba elogios, mas ninguém deve apontar e dizer: ‘Puxa, você está maquiado’. É preciso ter cuidado. Se isso acontecer, o homem fica traumatizado. Devemos desconstruir essa imagem de maquiagem masculina. Não é como maquiagem de mulher, tem que ter um equilíbrio”, explica Guilherme, que aderiu ao hábito após ter aulas de automaquiagem, uma das etapas de sua qualificação como maquiador. “Hoje uso sempre”.

Construção de imagem

No curso de qualificação para maquiadores do Senac Rio, elas ainda são maioria: para cada cinco alunas mulheres, há apenas um homem. Antes de maquiar os outros, eles aprendem a maquiar a si mesmos. Já nos cursos de consultoria de imagem, a maquiagem é sugerida a quem busca um lugar ao sol no mercado ou quer inspirar liderança no trabalho.

A primeira reação dos homens não é das melhores, conta Guilherme. Mas, com o tempo, muitos aceitam a idéia de usar produtos como corretivos e bases como aliados para se verem livres de um rosto cansado, suado ou de uma pele oleosa. Outro público cativo são aqueles que estão prestes a traçar o caminho do altar.

“Os noivos vêem a mãe se maquiando e pedem para tapar uma espinha, tirar as olheiras. Na verdade, querem se sentir mais bonitos”, conta Guilherme.

Um comentário:

Unknown disse...

Mas você já imaginou se deparar com um homem mais maquiado que você?
Pelo amor da santa, né?
Ridículo!RSRS!!!

Sou muito a favor de homem que se cuida...mas maquiagem é uma coisa que pertence - impreterivelmente - ao universo feminino né?